A Prefeitura de Artur Nogueira (SP) começou a aplicar, na noite deste domingo (22), uma mistura à base de cloro e água para tentar neutralizar a ação do novo coronavírus. A medida adotada chamou a atenção dos moradores. Segundo médico patologista, a limpeza funciona no combate a doença e não oferece risco à população.
Segundo a prefeitura, a pulverização é feita com uma bomba de pressão e será realizada em todos os pontos públicos e privados com grande concentração de pessoas, como postos de saúde, rodoviária, supermercados, bancos, entre outros, tanto nas fachadas, quando dentro dos ambientes.
Os profissionais da saúde utilizam equipamentos de proteção individual completo, incluindo roupa especial. A Secretaria de Saúde do município faz a pulverização no período noturno.
De acordo com o médico patologista Alex Galoro, a medida foi utilizada com sucesso em outros países e é um método eficaz de combate ao coronavírus.
“Devido à presença do vírus ativo na superfície, quanto mais esterilizar, maior a efetividade e diminuição do contágio por esses meios. O cloro tem uma ação oxidante e atua direto na parede celular do vírus. Dessa forma, ele consegue matar e inativar esse agentes patológicos”, explica.
Segundo Galoro, o método não oferece risco à saúde das pessoas. Ele orienta ainda que limpeza dentro das residências também pode ser feita com água sanitária, mas precisa ser repetida várias vezes.
“A concentração que é utilizada desses agentes não é nociva para a saúde humana. É interessante fazer fora dos horários de maior circulação de pessoas para que seja mais efetivo e que não tenha contato com o público”, disse.
Prefeitura de Artur Nogueira (SP) começa aplicação de mistura à base de cloro para combater coronavírus — Foto: Reprodução/EPTV
Prefeitura de Artur Nogueira começa aplicação de mistura à base de cloro para combater coronavírus — Foto: Reprodução/EPTV