Os VORs (veículos operados remotamente) são robôs terrestres operados à distância por um piloto ou técnico qualificado. O equipamento compreende basicamente um módulo de controle e o próprio veículo. O veículo possui, como principal elemento, uma câmera de vídeo que se movimenta para cima, para baixo e para os lados (tilt e pan) sob o comando do operador. Para atuar em ambientes escuros o VOR é equipado com luzes, que acompanham os movimentos da câmera.
O VOR-39 é um dos menores robôs de vídeo inspeção terrestre produzidos em todo o mundo e é equipado com esteiras para facilitar sua locomoção em locais de difícil acesso, podendo se locomover em tubulações a partir de 200 milímetros de diâmetro interno. Os movimentos do robô são comandados através de joystick no módulo de controle, com visualização em notebook ou em monitor de vídeo. As imagens podem ser gravadas, em tempo real em um note.
Aplicações:
Inspeção de Tubulações de Ar Condicionado
As tubulações de ar condicionado, como qualquer outra estrutura mecânica, estão sujeitas a danos de naturezas diversas. Podem sofrer com processo de entupimento progressivo causado por acúmulo de resíduos, sujeira, animais mortos, entre outros. Esses ambientes são propícios para o surgimento de bactérias que podem ocasionar sérios problemas respiratórios a curto ou longo prazo. Esses problemas podem ser facilmente identificados com uma inspeção através de VOR, que gera a imagem de eventuais não-conformidades em tempo real e a localização exata das mesmas.
Outras aplicações:
– Companhias de saneamento
– Concessionárias de pedágio
– Construção civil
– Corporações policiais e Militares, Corpos de Bombeiros, Defesa Civil
– Empresas de segurança privada
– Indústria de alimentos
– Indústria farmacêutica
– Indústria petroquímica
– Inspeção de galerias subterrâneas
– Inspeção remota de obras de engenharia, como o interior de tubulações
– Inspeções estruturais em áreas de risco de colapso ou em outras situações de risco iminente ao ser humano
– Inspeções em locais de espaço reduzido e de difícil acesso
– Instituições científicas
– Visualização de acidentes com perigo de explosão.